Atualmente chamada de Hellinger sciencia®, a Constelação Familiar, como é comumente conhecida no Brasil, foi desenvolvida por Bert Hellinger. A Constelação Familiar atua na dimensão espiritual do ser humano, o que não quer dizer que atue a partir de uma perspectiva religiosa, mas sim da espiritualidade. Espiritualidade, por definição, significa tudo o que tem por objeto a vida espiritual. Assim, podemos compreender o espiritual como sendo uma dimensão do ser humano, assim como o biológico, o psicológico e o social.
O conceito de campo da Gestalt terapia, nos fala de um campo que se estabelece entre o organismo e o ambiente. Ao utilizar este conceito na Constelação Familiar, compreendemos que esse campo também se estabelece entre pessoas, ambiente e também com informações que estão além do que nossa sensorialidade é capaz de perceber, ampliando assim a definição inicial utilizada na Gestalt terapia. No workshop de Constelação Familiar, o participante elege o tema a ser constelado, e escolhe algumas pessoas do grupo para representarem os seus familiares. Por se tratar de um workshop, é comum que as pessoas não se conheçam e, portanto, não possuam informações umas das outras. Podemos assim sugerir que, o campo que se estabelece no trabalho de Constelação Familiar é o que permite o acesso a informações tão pessoais, sem que o representante conheça a história da pessoa que está sendo constelada. Este trabalho também pode acontecer no consultório, onde a Constelação Familiar pode ser realizada com bonecos, que serão utilizados como os representantes nas situações que são trazidas pelo cliente.
A diferença do trabalho individual para o trabalho em grupo, é a quantidade de informações que emergem. Pois, como há vários participantes no workshop, temos diferentes pontos de vista de uma mesma situação. Já no trabalho individual, temos apenas o terapeuta e o cliente. De toda maneira, ambos são trabalhos que costumam apresentar resultados satisfatórios no que diz respeito à tomada de consciência que buscamos na psicoterapia.
O objetivo da Constelação Familiar é observar a dinâmica dos sistemas familiares, o que nos ajuda a compreender e liberar o fluxo de amor que fica bloqueado quando há algum conflito, exclusão, segredo, rompimento, etc. É importante frisar que o constelador não é aquele que libera o fluxo de amor, pois o movimento acontece no campo que se forma entre todos que participam da constelação. O constelador é aquele que acompanha a evolução do movimento no campo, contribuindo para que os conflitos venham à tona e possam assim serem compreendidos e reparados, possibilitando a restauração do fluxo de amor.
Todos os participantes do workshop de Constelação Familiar se beneficiam: constelados, representantes e expectadores. Tanto aqueles que participam como representantes, como os que assistem, muitas vezes se identificam com a história que está sendo constelada, e isso auxilia percepções de si, através da dinâmica que está acontecendo. Se entendemos que um campo comum se estabelece entre os participantes, fica claro que todos podem se beneficiar do workshop, mesmo que não constelem a sua própria história.
Quando realizada por um profissional sério e capacitado, os resultados tendem a aparecer, trazendo à consciência compreensões da dinâmica familiar que antes eram ignoradas ou desconhecidas. Por ser um trabalho também psicoterapêutico, não é recomendado que seja feito apenas por curiosidade. É importante que o participante esteja em acompanhamento psicológico, já que os desdobramentos da Constelação Familiar podem acontecer ao longo de meses após o workshop.
Rua do Catete, 311
(21) 3901-9935
(21) 9-8092-6956 (Aline)
(21) 9-8761-0920 (Andrélia)
Segunda-Sexta 8:00-21:00pm
(21) 3901-9935
(21) 9-8092-6956 (Aline)
(21) 9-8761-0920 (Andrélia)
contato@nucleoconstelar.com
Rua do Catete, 311
Largo do Machado - RJ